Compartilhar.

Dentre as milhares espécies de pássaros que você vai encontrar no nosso planeta, o Papa-capim é qualificado como sendo um dos mais interessantes.

Neste artigo, preparei diversas informações acerca desse pássaro para dividir com você, portanto, se está curioso para entender mais sobre a vida do Papa-capim, continue aqui comigo.

Características

O macho possui um capuz preto na cabeça, contrastando com as partes superiores oliváceas e com as partes inferiores amareladas. Ocorrem também coleiros com as partes inferiores brancas.

Tudo sobre papa-capim

Mede em média 11 centímetros de comprimento.

As fêmeas possuem cor parda, a mesma cor dos filhotes. Os filhotes machos adquirem a plumagem de adulto com cerca de 18 meses de idade.

Há bastante variação individual e regional no canto (dialetos) no gênero Sporophila. O canto é melodioso, muito agradável.

Alimentação

O papa-capim é um pássaro considerado como granívoro, ou seja, a base da sua alimentação são sementes.

Se você está interessado em criar esse tipo de pássaro, uma mistura de sementes é o ideal para sua alimentação. Mistura essa que deve ser formada por: 50% de alpiste, 10% de painço comum, 10% de painço verde, 10% de painço vermelho, 10% de painço português, 10% de senha.

Tudo sobre papa-capim

Durante o período de muda, é interessante colocar um pote a parte apenas com senha e painço português, por conta do período de muda dos bicos, o papa-capim acaba adquirindo uma dificuldade para quebrar sementes, e a senha e o painço português são mais fáceis de digerir durante essa época.

Para esses pássaros, a sua água deve ser trocada diariamente. Água da bica não é recomendável pois contém cloro, os animais não têm uma boa sensibilidade a respeito do cloro, portanto, lembre-se sempre de colocar água filtrada, fervida ou mineral.

Durante a época de muda dos bicos, deixe sempre o pássaro longe de correntes de vento ou lugares pouco arejados.

Nessa época, é interessante deixar o papa-capim em gaiolas de mais ou menos 1 metro para que faça uma boa muda e se exercite melhor.

Espécies

Existem algumas subespécies do Papa-capim, são elas:

  • S. n. nigricollis (Vieillot, 1823) – Sul da Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Suriname, Nordeste e centro do Brasil até o Mato Grosso e São Paulo, noroeste da Argentina (Misiones).
Tudo sobre Papa-capim

Sporophila nigricollis (Vieillot, 1823)

  • S. n. vivida Hellmayr, 1938 – Sudoeste da Colômbia (Nariño) e oeste do Equador. Parecida com a forma nominal, mas bem mais esverdeado nas costas e o amarelo na barriga é mais brilhante.
Tudo sobre Papa-capim

S. n. vivida Hellmayr, 1938

 

  • S. n. inconspicua Berlepsch & Stolzmann, 1906 – Andes peruanos. Como a forma nominal, mas o negro do capuz se restringe às partes frontais da cabeça e gola.
Tudo sobre papa-capim

S. n. inconspicua Berlepsch & Stolzmann

Reprodução

Durante a época de reprodução, época é essa que costuma variar de outubro a fevereiro, o casal afasta-se do grupo e estabelece seu próprio território. Durante o início, o ninho é construído pelo macho e todas as demais tarefas São por conta da fêmea.

Durante o período em que a fêmea cuida do restante dos preparativos, o macho fica com a atribuição de cantar para afastar outros machos da espécie de seu território.

Apesar de ser um pássaro que vive em áreas abertas, ele procura árvores da borda das matas dos horários quentes do dia para poder fazer o ninho, árvores e arbustos que fazem contato com o campo aberto.

O ninho do papa-capim que é feito à base de gramíneas, raízes e outras fibras vegetais, é construído em forma de tigela rasa sobre arbustos a poucos metros do solo.

Normalmente, a fêmea coloca dois ovos, que são incubados por cerca de duas semanas ou até menos. Uma fêmea da espécie choca três ou quatro vezes por ano.

Os filhotes do papa-capim abandona o ninho após 13 dias de vida, quando chegam a 35 dias, já estão aptos a comerem sozinhos, atingindo a sua maturidade sexual logo no primeiro ano de vida. o papa-capim é um pássaro que pode viver em média de 10 a 12 anos.

Hábitos

Quando se pássaro está fora do período reprodutivo, é uma árvore de comportamento gregário, vivendo normalmente em grupos de 6 a 20 pássaros, incluindo algumas vezes grupos mistos com outras espécies de papa-capim e tizuis.

Com o peso e o tamanho reduzido, o papa-capim consegue alcançar as sementes de gramíneas trepando pelas artes das plantas. Assim como outras aves, ele foi beneficiado pela introdução de algumas gramíneas africanas, que parece ser a base de sua alimentação em áreas que foram alteradas pelo homem.

As populações mais meridionais são migratórias e deslocam-se para latitudes mais baixas nos meses mais frios.

Distribuição geográfica

É encontrado na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Granada, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Trindade e Tobago e Venezuela. Já ocorreu como errante na ilha de Saint Vincent.

Os seus habitats são arbustos em clima tropical de alta altitude, pastagens e florestas antigas altamente degradadas.

Canto do coleiro

O canto é melodioso, fazendo assim com ele conquistasse milhares de admiradores. Ele atrai atenção especial de criadores que gostam de participar de torneios de fibra.

Se o seu pássaro não estranha lugares novos, ou seja, chega no lugar e já começa a cantar, e também suporta a pressão de ter outros coleiros cantando na cara dele, então possivelmente ele é de fibra.

Ganhe Brindes e Amostras Grátis

Dicas para criar Papa-capim

Como sei que alguns de vocês podem estar interessados em criar esse tipo de pássaro, agora estarei passando algumas dicas a respeito da criação dele.

Para aprontar um papa-capim é preciso muita dedicação, ele não pode estar na época de troca de penas.

É importante sempre lembrar de não deixar o papa-capim fazer muda próximo a fêmeas e outros machos que estejam cantando. Essa atitude, evitará a geração de conflito entre os pássaros.

Após a muda, busca deixar o papa-capim em um local que seja atraente, De preferência um local que seja aberto para que ele não se acostume a cantar apenas em um só local.

A respeito do Sol, é importante que você busque dar banho de sol pela manhã, assim, evitará que ele sofra com a temperatura elevada do Sol do meio-dia.

Algo que ajuda o papa-capim a se abrir e cantar em qualquer lugar, é você sair para passear bastante com ele pela manhã, assim que chegar em casa, coloque ele em um voador deixando durante todo dia para o mesmo se exercitar.

Assim como nós seres humanos, os pássaros também precisam se exercitar para manter um estilo de vida saudável.

Busque repetir esse procedimento sempre que puder durante vários dias, isso irá melhorar a qualidade de vida do pássaro. Quando se trata do papa-capim, o correto é que ele sempre fique no voador, evite deixar o pássaro em uma gaiola preso para que ele não se sinta desconfortável.

Enfemando em um mês

Abaixo, estarei fornecendo algumas dicas que acredito serem cruciais para a hora de enfemar o seu papa-capim.

Tudo sobre papa-capim

Seguindo essa dicas, você certamente terá muito sucesso e ficará muito satisfeito com os resultados.

  • Caso o seu coleiro aceite fêmea, procure aproximá-lo da fêmea, sem se verem, pelo menos durante uma a duas semanas ( 7 a 15 dias ), recomendo 15 dias ( duas semanas );
  • Passados os 15 dias, comece a mostrar a fêmea de vez em quando pela manhã, e deixe passar mais uma semana assim ( 7 dias );
  • Passados os 7 dias, deixem eles dormir próximos um do outro, em um local onde o macho só veja a fêmea pela janelinha da capa (sem colocar a gaiola, pois se a fêmea não aceitar eles podem brigar e o macho pode perder a ordem e tudo ir por água abaixo, tendo de repetir tudo novamente) , afaste eles ao amanhecer do dia seguinte, de forma que ele só ouça o piado da fêmea durante todo o dia;
  • Após esses cuidados, caso deseje participar de rodas, badernas ou torneios, na noite anterior, procure deixar o coleiro dormir ao lado da fêmea, em local tranquilo, onde ninguém ligue a luz durante a madrugada.
  • Com o tempo todo este manuseio será fácil, você vai perceber quando a fêmea chama, ele responde e vice versa. Há casos de não aceitação do macho ou da fêmea um pelo outro.

Conclusão

Essas foram as dicas que eu tinha para você a respeito desse pássaro que é tão conhecido, o papa-capim. O interesse desse pássaro é a quantidade de subespécies que ele tem, e de acordo com os especialistas, se trata de um pássaro que em cada região leva um nome diferente.

Pode ser uma grande oportunidade para quem está procurando uma espécie que além de bonita é muito bem vista pelos criadores de pássaro. Se você se encaixa nesse perfil, aproveite para conhecer ainda mais sobre o papa-capim.

Aproveite para conhecer outras espécies de pássaro que se encontram aqui no nosso site. Temos dicas acerca de muitas espécies exóticas e interessantes e você está mais do que convidado para conhecer cada uma delas.

Somos o portal a respeito de pássaros mais completo da internet brasileira, e o nosso objetivo é fazer com que você aprenda mais sobre as aves majestosas que existem na natureza.

O que achou do conteúdo?

100%
100%
Excelente
  • Conteúdo
    10
  • Pontuação do Usuário (7 Votos)
    4.7

O que achou da postagem? Deixe seu comentário.

Compartilhar.

Sobre o autor

O 1º Portal para criadores e apaixonados por pássaros.

Comentários estão fechados.